sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

A VOLTA DO VINIL???

Apesar de muitos discordarem é o que se ouve por aí tanto em terras tupiniquins quanto no exterior, principalmente nos Estados unidos que segundo esta matéria veículada na globo.com chegaram a 2.5 milhões de unidades vendidas só em 2009. Estava na cara que o CD um dia teria seu fim afinal de contas o material de sua confecção é mais frágil que o do vinil, por exemplo, CDs comprados no início dos anos 90 hoje já não tocam tão bem como tocavam e eu tenho vinis originais datados da década de 60 que tocam perfeitamente. Eu conheço diversos admiradores de vinil que como eu não abandonam a adorada bolacha por diversos motivos. As vendas de CDs hoje em dia com o advento da internet e dos downloads desenfreados caíram drásticamente, o mp3 imperou sobre os CDs definitivamente, pois o atrativo que o CD tem sobre o mp3 é apenas as suas pequenas capas ou outros itens que alguns artistas disponibilizam para agregar valor a mídia, mas em se falando de áudio (o mais importante) a perda de um mp3 para o audio do CD é imperceptível ao ouvido humano, mas quando falamos do vinil para o CD a diferença realmente existe afinal de contas nós humanos ouvimos ANALOGICAMENTE e não DIGITALMENTE sem contar com o charme do vinl e o trabalho artístico que ele apresenta, capas e encartes maiores etc... De acordo com a matéria da globo a Polysom que foi  considerada a única fábrica de vinis da América Latina, tirou a poeira e voltou a ativa trazendo à venda 4 discos, sendo 2 deles Nação Zumbi e Pitty. No Canadá as vendas de CD caíram 20% e eu estranhamente tenho visto novos compradores nos antigos sebos que frequento, algo a se notar, inclusive a galera nova que não conheceu o formato. Existem lojas conhecidas, principalmente na tijuca que ano passado só vendiam camisetas de bandas, este ano, do nada apareceram com um acervo absurdo de vinis à venda! Hoje já existem toca-discos inclusive com saída USB, o que é bem interessante e menos trabalhoso do que as convencionais saídas PHONO, extinguidas à anos dos aparelhos de som. Nesta matéria Bob Ludwig, engenheiro de masterização que trabalhou com uma grande variedade de artistas como Bruce Springsteen e Nirvana disse que o CD apesar de seu áudio limpo, é "magro" ou seja, uma grande porcentagem da música é jogada fora, em contrapartida o LP mantem todas as nuances da música. Os ouvintes do CD parecem ignorar por completo, por comodismo ou falta de interesse por estes dados, mas eles estão aí para serem testados e comprovados como estão sendo em todo o mundo. O CD veio para trazer comodidade ao ouvinte porém em detrimento da qualidade sonora, fato.

















"Som é como a água. Analógico é como um vaso com água morna sendo derramado sobre sua cabeça e digital a mesma água, mesmo vaso apenas que nesse caso são cubos de gelo derramados rapidamente..." (Neil Percival Young)

http://www.youtube.com/watch?v=MANxZT61OXw


http://www.youtube.com/watch?v=NIyIcCPAWX0






2 comentários:

  1. SPEDINI (ORKUT) Eu até entendo os teus pontos de vista, principalmente como músico que és e portanto com um ouvido bem mais apurado do que o meu (....sem contar com a longa idade dos meus ouvidos!!!!); contudo, eu que tive um grande acervo de LPs quando jovem, sinceramente que não guardo nenhuma saudade desse tempo, primeiro porque tive inúmeros LPs arranhados por terceiros (bem, aí seria apenas não emprestar), segundo que é triste você, mesmo com todo o cuidado, notar que o teu LP está empenado, ou pulando, ou mesmo até arranhado. Isso sem falar, que com o tempo, de tanto escutar, apareciam aqueles malditos chiados de "ovo fritando".
    O que está me parecendo, é que as gravadoras e empresários, vendo que estão tomando um banho da internet e que suas margens de lucro estão despencando, passaram a olhar o LP (material oriundo do petróleo e que foi, com o advento do cd, taxado de contra producente, poluidor e etc.) como a mais nova saída de dificultar a troca de arquivos via internet.

    Ou seja, no meu modo de ver, não se trata de "saudosismo" e sim de "ganancismo".

    (TULIO) eu tive TONELADAS de Vinil e vc só conseguia COPIAR e/ou REPRODUZIR usando uma FITINHA CASSETE. Nos dias de hoje, é MOLE baixar MP3 e copiar Filmes, DVD´s, Clips, Musica etc... etc.... A DISCUTIDA VOLTA DO VINIL TEM ESSE PROPÓSITO.
    vc está certo kerido amigo!!!

    ResponderExcluir
  2. é mas .... há uma leva de DISCOS SUPERIORES que está sendo Lançada na Inglaterra. é o super LP de 200g com um puta som e concebido para durar 500 anos ehehehehe ..... E AGORA??? VAI DE CD???
    abçs, Tulio
    www.tuliofuzato.com.br

    ResponderExcluir