segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

ROCK IN RIO 1985



HISTÓRICO

O Rock in Rio foi um festival de música idealizado pelo empresário brasileiro Roberto Medina e realizado pela primeira vez em 1985.
Originalmente organizado no Rio de Janeiro, de onde vem o nome do evento, o Rock in Rio rapidamente se tornou um evento de repercussão mundial e, em 2004, teve a sua primeira edição internacional em Lisboa, Portugal. Em 2008, teve a primeira edição em Madrid, Espanha.
Ao longo da sua história, o Rock in Rio teve 6 edições, três no Brasil, duas em Portugal e uma na Espanha. Há intenções de Medina organizar uma edição simultânea em três continentes diferentes.
O Rock in Rio foi realizado pela primeira vez na cidade do Rio de Janeiro, Brasil entre 11 e 20 de janeiro de 1985 em área especialmente construída para receber o evento. O local, um terreno de 250 mil metros quadrados que fica no bairro de Jacarepaguá, ficou conhecido como a "Cidade do Rock" e contava com o maior palco do mundo já construído até então: com 5 mil metros quadrados de área, além de dois imensos fast foods, dois shopping centers com 50 lojas, dois centros de atendimento médico e uma grande infra-estrutura para atender a quase 1,5 milhão de pessoas - o equivalente a cinco Woodstocks - que freqüentaram o evento.
A grande fama do evento deveu-se ao fato de que, até sua realização, as grandes estrelas da música internacional não costumavam visitar a América do Sul, pelo que o público local tinha ali a primeira oportunidade de ver de perto os ídolos do rock e do pop internacionais. Roberto Medina realizaria feito semelhante ao trazer o ex-Beatle Paul McCartney ao Rio de Janeiro naquela que foi sua primeira aparição na América Latina, no evento que ficou conhecido como "Paul in Rio" (realizado em 1990, no estádio do Maracanã). Logo depois do fim do Rock In Rio, a "Cidade do Rock" foi demolida por ordem do então governador do Rio de Janeiro, Leonel Brizola. A organização do festival ainda pediu ocupação provisória do terreno com o intuito de manter a sua posse, após o fim do evento, caracterizando invasão de propriedade pública. No entanto, Brizola decretou sua demolição para efetuar a reintegração de posse do terreno À União.

Segue abaixo a programação de cada um dos dias do festival, em sua primeira edição, no Rio de Janeiro, em 1985:


11/01/1985

Queen
Iron Maiden
Whitesnake
Baby Consuelo e Pepeu Gomes
Erasmo Carlos
Ney Matogrosso
Público: 150 mil pessoas


12/01/1985

George Benson
James Taylor
Al Jarreau
Gilberto Gil
Elba Ramalho
Ivan Lins
Público: 250 mil pessoas


13/01/1985

Rod Stewart
Go Go's
Nina Hagen
Blitz
Lulu Santos
Os Paralamas do Sucesso
Público: 90 mil pessoas


14/01/1985

James Taylor
George Benson
Alceu Valença
Moraes Moreira
Público: 30 mil pessoas


15/01/1985

AC/DC
Scorpions
Barão Vermelho
Eduardo Dusek
Kid Abelha & Os Abóboras Selvagens
Público: 50 mil pessoas


16/01/1985

Rod Stewart
Ozzy Osbourne
Rita Lee
Moraes Moreira
Os Paralamas do Sucesso
Público: 40 mil pessoas


17/01/1985

Yes
Al Jarreau
Elba Ramalho
Alceu Valença
Público: 20 mil pessoas


18/01/1985

Queen
Go Go's
The B-52's
Lulu Santos
Eduardo Dusek
Kid Abelha & Os Abóboras Selvagens
Público: 250 mil pessoas


19/01/1985

AC/DC
Scorpions
Ozzy Osbourne
Whitesnake
Baby Consuelo e Pepeu Gomes
Público: 250 mil pessoas (eu tava Lá)


20/01/1985

Yes
The B-52's
Nina Hagen
Blitz
Gilberto Gil
Barão Vermelho
Erasmo Carlos
Público: 200 mil pessoas


GENERALIDADES (Acontecimentos)

Rock in Rio I - 1985

AC/DC: O final da eletrizante apresentação do AC/DC foi marcado pelos disparos de dois canhões, um de cada lado do alto do palco em "For those about rock".

Iron Maiden: Os integrantes da banda consideram sua aparição no evento uma das experiências mais marcantes de suas carreiras.

James Taylor: O cantor enfrentava maus momentos, com dependência de drogas e o divórcio da também cantora Carly Simon. Taylor declarou que pensava em abandonar a carreira logo após o Rock in Rio I, do qual participaria apenas por compromisso contratual. O cantor declarou-se, porém, comovido com a inesperada recepção do público, e ali decidiu que retomaria as rédeas de sua carreira. Em homenagem ao ocorrido, Taylor compôs a balada Only a Dream in Rio (Apenas um sonho no Rio), na qual declama versos como "I was there that very day and my heart came back alive" ("Eu estava lá naquele dia e meu coração voltou à vida"). Anos mais tarde, ao ser convidado para participar da terceira edição do evento, em 2001, Taylor declarou que para ele era "questão de honra" participar do Rock in Rio.

Ozzy Osbourne: No que foi qualificado como "falha de organização", sua apresentação foi marcada logo após a de James Taylor. Ao assistir dos bastidores o sucesso da apresentação de Taylor, Osbourne disse haver pensado que seria vaiado e expulso do palco, pois seu estilo era diametralmente oposto ao de Taylor, e não acreditava que fãs do primeiro pudessem apreciar sua música. Ao contrário, Osborne foi aplaudido como poucas vezes em sua carreira, e declarou que jamais vira público tão versátil e caloroso como o carioca.

Queen: Estrelas máximas do evento, todos os integrantes do Queen concordam em qualificar aquela apresentação como uma das cinco mais emocionantes do grupo, e Freddie Mercury qualificava a execução da canção Love of My Life como a melhor jamais feita pela banda.

Rod Stewart: Com sua característica voz rouca, Rod fez a platéia cantar com ele vários sucessos, coisa que o deixou surpreso por não julgar-se popular no Brasil.

Scorpions: Os cinco alemães desvairados do grupo Scorpions deram um show de movimento, luz, distorção, onde, sempre rindo, não paravam um só momento quietos, exceção nas baladas "Holiday" e a tão aguardada "Still loving you".

Yes: O Yes realizou o sonho de muitos roqueiros brasileiros, mostrando ao vivo seu eletro sinfônico de rock progressivo, realçado por incrível iluminação e algumas aparições de laser durante as músicas.


Alguns videos:













Scorpions

Ozzy Osbourne

Whitesnake


Rock in Rio deve voltar ao Brasil em 2011

Roberto Medina, organizador do festival, negocia retorno à Cidade do Rock, no Rio de Janeiro

Passados oito anos desde a última das três edições realizadas no Brasil (Rio de Janeiro), o Rock in Rio deve voltar ao país, informou o jornal Folha de S. Paulo. Idealizado pelo empresário Roberto Medina em 1985 e considerado um dos maiores festivais de música do mundo, o evento trocou o país de origem por temporada europeia - ganhou edições em Lisboa (2004, 2006 e 2008) e Madrid (2008).

O retorno ao Rio de Janeiro deve acontecer em 2011 - três anos antes do planejado por Medina, que pensou em trazer o festival na época de outro grande evento no país. "Tinha difundido a ideia de levar o festival de volta ao Brasil em 2014, na época da Copa do Mundo, mas a prefeitura do Rio quer que o evento se realize antes", afirmou o empresário momentos antes de começar a contagem regressiva para a próxima edição do Rock in Rio, em Lisboa (maio de 2010). O festival terá parada em Madrid no mesmo ano, em junho.

Enquanto a Cidade do Rock passa por fase de avaliações pela prefeitura carioca, o empresário já estrutura a volta do filho pródigo a solo brasileiro. "Quero dedicar três noites ao pop rock, uma ao metal e outra ao indie. Cada noite conduzirá um estilo musical com várias tendas e atrações. Costumo dizer que o Rock in Rio é mais do que um evento de música, é um projeto de comunicação que a cada edição cresce e ganha mais notoriedade."

Além de Brasil, Portugal e Espanha, o evento negocia a entrada em outros países, como China e Polônia, até 2014.

No site oficial do Rock in Rio Lisboa, a organização reitera a vontade de realizar o festival em três nações, simultaneamente, "com as imagens da grande festa a serem transmitidos para diversos países, demonstrando que a harmonia é algo possível de alcançar"



4 comentários:

  1. Na estréia, dia 11/01/1985, eu estava lá e no dia 19/01/1985, também. Tinha o ingresso para o dia 20/01/1985, último dia do evento. Mas como não tinha condições físicas para assistir aos shows daquele domingo de janeiro, vendí meu ingresso para a minha amiga Cristina (Kuka).

    Excelente matéria!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Na estréia eu estava lá com os meus amigos: Amilton, amigo do Amilton de Queimados (RJ), não lembro o nome, o nosso saudoso ''Nem'' (Sebastião Prófilo) e seu irmão ''Ninho'' (Luciano Prófilo)que chegou depois e deu uma tremenda cagada de nos encontrar antes do início dos shows.

    ResponderExcluir
  3. No dia 19/01/1985, fui com o opalão do meu saudoso pai, com mais oito amigos: Eu na direção, Valéria (mãe dos meus filhos), Ninho, Janice, o saudoso ''Nen'' (Sebastião Prófilo), Serginho (meu irmão), Betinho Ceará e minha querida amiga ''Claudinha''. Foi um dia inesquecível!

    ResponderExcluir
  4. ALEXANDRE COSTA (via Orkut por scrap) – Meu amigo, Baterista do projeto Black Zeppelin:

    Lembro do Rock in Rio sim. Eu era muito moleque, mais já estava começando a tocar batera. Foi uma época muito especial na minha vida. A nata do heavy metal estava lá!!! As rádios ( especialmente a Fluminense ) bombavam, muitas bandas surgindo e por aí vai...Lamentavel o cenário que temos hj no Rio. Queria te dar uma sugestão: comente o Fish of the Water do Chris Squire no seu blog!!! Áí eu choro (rsss...). Abração....

    ResponderExcluir