sexta-feira, 24 de julho de 2009

GRANDES MALUCOS DA HISTÓRIA






















Figuras inesquecíveis que ajudaram a dar uma entortada no mundo


CRISTO, Inri - OK, você já sabe que Deus é brasileiro. Mas e o Cristo catarinense radicado em Curitiba? Pois sim, o Unigênito Filho do Senhor, segundo sua própria definição, nasceu na "pequenina aldeia" chamada Indaial, no interior de Santa Catarina: (Putz o kara é meu conterraneo; eu nascí em Floripa). Iuri Thais, ou melhor, Inri Cristo, afirma com todas as letras que é a reencarnação de Jesus e voltou para salvar os pecadores. Você provavelmente já viu a figura em algum programa de TV. De vez em quando lembram que ele existe e chamam para animar um Programa do Jô da vida. A última aparição em rede nacional foi no programa do Marcos Mion. É aquele que não dispensa nem a coroa de espinhos (acolchoada, claro) e clama "Ó, P-a-i!" de um jeito inconfundível. (N.E.: Atulizando esses dados, a última aparição foi no Ratinho. Cristo em pessoa pedia para se livrar de uma multa de trânsito.)

Das três, uma: ou Ele é realmente o filho de Deus; ou é doido varrido; ou deveria estar na Galeria dos Grandes Malacos. Como um misto entre a segunda e a terceira hipótese também é admitido, Inri merece a honraria da galeria. Em vez de carpinteiro judeu, Jesus veio ao mundo desta vez como um verdureiro descendente de alemães. Nascido em 1948, até os 30 anos teve uma existência devassa. Fumava, bebia e "cometia o pecado da fornicação, não perdia a oportunidade de desfrutar das mulheres que me recebiam em suas alcovas", declarou Ele à revista IstoÉ, em 1997. Em 1979, numa viagem ao Chile, o Senhor revelou sua verdadeira identidade. Aí começou a peregrinação pela Europa - onde foi expulso de vários países - e pelo Brasil. Nos anos 70 invadia igrejas e promovia quebras de imagens. Depois abriu o santo olho e viu que era mais fácil arregimentar alguns seguidores e viver com uma graninha deles. Atualmente vive em comunhão com o MÉPIC (Movimento Eclético Pró INRI CRISTO), que tem confortáveis instalações na capital paranaense.

O imperdível site oficial de Inri (www.inricristo.org.br) traz a história do Profeta e outras informações indispensáveis ao fiel moderno. Inri dá dicas de alimentação saudável, xinga o padre Quevedo, elogia músicas de Roberto Carlos e defende a legalização das drogas. Como não poderia deixar de ser, continua sendo perseguido. Além do arquiinimigo João Paulo II, a imprensa teria um boicote urdido para impedir que a verdade sobre o Filho de Deus fosse revelada ao povo. Pobre Inri. A matéria da Isto É, por exemplo, está coalhada de infâmias: uma delegada declarou que Inri tem vários processos nas costas e já usou também o nome "Nostradamus". Um deputado estadual do Paraná disse que ele tomou banho pelado em um clube de Ponta Grossa.

Um dicionário online de novas religiões, feito por canadenses, classifica o personagem como "típica personalidade paranóica".

Giuliano Ventura

Um comentário:

  1. COPIE E COLE A ENTREVISTA DE I.N.R.I. no Programa do JÔ - youTube

    http://www.youtube.com/watch?v=ygRr41OvIkc

    ResponderExcluir